DESBUROCRATIZAÇÃO BANCÁRIA E O OPEN BANK

DESBUROCRATIZAÇÃO BANCÁRIA E O OPEN BANK

Open Bank é um novo conceito que vem transformar a sua relação com bancos, através que todo mercado financeiro deverá adotar uma camada de tecnologia padronizada, ou seja, uma comunicação simplificada que vem facilitar a portabilidade de dados, a integração total dos dados bancários, isso permitirá uma migração de sua conta bancária entre bancos com segurança, tecnologia e vantagens.

Mas o que vem a ser de fato o Open Bank?

Imagine todo o seu o histórico de crédito construído ao longo de décadas com um banco as contas pagas, os salários depositados, as prestações, empréstimos, todo seu DNA financeiro com uma instituição bancária. Na prática Open Banking, o cliente consegue pegar todas essas informações e levá-las para onde quiser, sem ter que começar um relacionamento do zero com uma nova instituição.

Essa é uma mudança de Paradigma que mudará muito a sua vida quando desejar migrar de uma instituição para outro. Hoje, mudar de um banco é um processo lento, chato e imensamente burocrático.

Vantagens do Open Bank:

a) Quando você solicitava um empréstimo em uma instituição, por exemplo, poderá usar seu histórico já existente em outros lugares para conseguir melhores taxas ou limites.

b) Mais liberdade e autonomia para os clientes: hoje, a burocracia interna das instituições é uma barreira enorme na hora de tentar mudar de banco. Além disso, quanto maior o tempo de relacionamento com uma instituição, mais informações ela tem a respeito do cliente. Ao migrar, pelo menos parte dessas informações se perde. Com o Open Banking, o cliente não fica preso a esse sistema.

c) Menos custos: as APIs abertas criam um sistema muito mais integrado, no qual pode ser possível cortar intermediários e tornar processos mais rápidos e baratos.

d) Mais competição: o Open Banking reduz a barreira de entrada para novos serviços e produtos, criando um ambiente mais competitivo e com mais opções para o consumidor.

e) Fica imensamente muito mais fácil desenvolver novos produtos e serviços com a padronização bancária.

Não significa que toda tecnologia, de todos os bancos serão as mesmas ou que seus dados ficaram soltos no sistema.

Na verdade, apenas uma camada dessa tecnologia precisaria ser capaz de entender e conversar com todas as plataformas do sistema se o cliente quiser levar seu histórico para outra instituição ou compartilhá-los com algum serviço, essa conversão se dará por meio de APIs com alta segurança e tecnologia.

O que são APIs do Open Banking?

API, ou application programming interface, é parte de um sistema que funciona justamente como uma interface para falar com outros sistemas. As APIs são parte de diversos programas usados dentro de todos os tipos de empresas – mas elas também podem ser abertas para a comunidade, o que significa que terceiros também conseguem criar produtos a partir delas.

De forma similar, o Open Banking propõe que todo o mercado financeiro tenha APIs abertas.

Com a pandemia do covid-19 os prazos poderão ser alterados, mas o cronograma inicial o processo do open banking será implementado em quatro fases. Começa em 30 de novembro de 2020 e vai até outubro de 2021. Ao final de 2021, o open banking estará operando plenamente no Brasil, segundo informações iniciais do Banco Central.