fotografia-de-familia-1

Um fenômeno que bate a porta de milhões de pessoas é falta da educação financeira, que ocasiona o desequilíbrio financeiro da família, com dívidas de empréstimos, cartão de crédito e consequentemente conflitos de relacionamentos. O Brasileiro não possui planejamento financeiro familiar, não tem disciplina para conter as despesas e em vários casos compra coisas desnecessárias e inúteis.

A Educação Financeira é fundamental porque prepara as pessoas desde cedo para desenvolver competências, qualidades, habilidade, raciocínio, planejamento e decisões que tomarão durante suas vidas, é importante que os jovens tenham sonhos, objetivos e metas para sua vida financeira, profissional e emocional.

Nas escolas é um ambiente onde deveria proporcionar aos alunos a capacidade de aprender administrar sua vida financeira, onde possam aprender a fazer escolhas e preparando as futuras gerações para o sucesso.

Qualquer pesquisa estatística hoje apontaria índices altíssimos de endividamento das famílias Brasileiras, o problema não é apenas por causa dos péssimos índices da economia, mas principalmente pela falta de educação financeira, ou seja, as pessoas não têm uma leitura da realidade, um planejamento de vida para as suas famílias.

Em resumo, todo mundo pode conquistar a casa dos seus sonhos, almejar bens materiais, uma boa escola para seus filhos, uma excelente viagem, porém um bom planejamento da família e indispensável para a vida das pessoas, porque possibilita saber, com antecedência os caminhos que estão sendo trilhados em sua família, visando o bem estar, a qualidade de vida, a tranquilidade e principalmente a felicidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.