images (1)

As estruturas das empresas são compostas por sistema organizacional, tecnologia, capitais financeiros, matérias primas, equipamentos, veículos e etc., porém essa composição é apenas física e que precisam de uma gestão eficiente, de uma equipe de pessoas capazes e motivadas.

A Jóia mais preciosa de uma empresa sejam elas privadas ou públicas, industriais ou prestadores de serviços, lucrativas ou não lucrativas, grandes ou pequenas, são as pessoas. A motivação, empenho, habilidades, competência, iniciativa, todas essas características são importantes no processo de uma empresa para gerar rentabilidade, satisfação aos clientes, reputação, desenvolvimento da empresa e sucesso.

Infelizmente já li vários textos, assistir inúmeras palestras de pessoas que falam sobre a importância do capital humano, mas no mundo real os empresários esquecem que os colaboradores de suas empresas são o maior capital de sua empresa, eles representam o coração das organizações, as empresas sólidas e em expansão, são aquelas que investem em seus funcionários como o bem mais precioso de sua gestão.

Empresas que pensam que suas máquinas, tecnologia, capital, programas de computador e seu investimento financeiro são os fatores mais importantes de sua empresa, esse tipo de visão empresária estará direcionada ao fracasso. Como já dizia o economista inglês Alfred Marshall, “o mais valioso de todos os capitais é aquele investido no ser humano”.

Eu termino esse simples texto com um pensamento de Henry Ford: “Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se me der o meu pessoal, eu construirei outra vez todos os meus negócios”.